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Aliviando os sintomas e cuidando de você durante a menopausa

Especial #MenopausaAtiva – aliviando os sintomas e cuidando de você durante a menopausa

Embora a menopausa esteja associada a alterações hormonais, físicas e psicossociais em sua vida, ela não é o fim de sua vida ou sua sexualidade. Você poderá aproveitar até um terço ou mais da sua vida após a chegada da menopausa.

Sabe-se agora mais sobre o assunto do que se sabia quando sua mãe ou sua avó a experimentaram. Você pode ter acesso a informações sobre como aliviar os sintomas, evitar complicações e melhorar sua saúde e vigor durante esta importante fase da sua vida.

A menopausa em si não exige tratamento médico. Em vez disso, o foco está em aliviar seus sintomas, se necessário, e prevenir ou diminuir condições crônicas que podem ocorrer durante os anos que se seguirão. Para algumas mulheres, os sintomas da perimenopausa desaparecem após a entrada na menopausa.

Ondas de calor

- Durante o dia, use roupas mais leves ou vista-se em camadas que você possa remover. Use roupas feitas com fibras naturais como algodão e linho, muitas roupas estão sendo feitas com material absorvente de transpiração, esses tecidos podem ajudá-la a se sentir mais fresca.

- Identifique e evite disparadores pessoais de fogachos (salas quentes, usando um secador de cabelo, bebidas quentes, alimentos quentes ou picantes, álcool, cafeína e tabagismo)

- Tente a respiração ritmada (respiração abdominal profunda e lenta) quando uma onda de calor estiver iniciando.

- Hidrate-se em abundância! Mulheres têm a tendência a beber menos água que os homens e com a menopausa, esse hábito tende a diminuir ainda mais. Então, lembre-se de sempre carregar uma garrafinha de água o dia todo.

- Fale com seu médico se essas sugestões não fornecerem alívio suficiente para as ondas de calor. discutir o uso de terapia hormonal, certos medicamentos antidepressivos e vitaminas sem receita médica e terapias à base de plantas para aliviar as ondas de calor. O uso de terapia hormonal por tempo limitado é uma opção razoável para a maioria das mulheres que têm sintomas significativos da menopausa.

Distúrbios do sono

- Durma em um quarto fresco (mantenha uma janela aberta ou use um ventilador de teto).

- Mantenha um copo de água e um pequeno ventilador próximo à sua cama.

- Tente usar um pijama 100% algodão (ou um tecido de absorção de transpiração), assim como lençóis e cobertores. Em vez de uma colcha pesada, coloque alguns cobertores finos na cama. Remova-os conforme necessário. Mantenha um conjunto extra de roupas de cama ao lado da cama, caso precise mudar durante a noite.

- Converse com seu médico se você tiver distúrbios do sono não relacionados a calores noturnos.

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