Notícias

Notícias

Entendendo a sexualidade feminina

A sexualidade faz parte de ser humano. Amor, carinho e intimidade desempenham um papel em relacionamentos saudáveis ​​até a velhice.

Você costuma ouvir sobre a importância da saúde física, mental e espiritual, mas sentir-se confiante em relação à sua sexualidade também é importante. Atingir a saúde sexual permite:

- Relacionamentos saudáveis

- Gravidezes planejadas

- Prevenção de doenças

É essencial estar bem informado sobre todos os aspectos da saúde sexual e o que é necessário para ter uma vida sexual satisfatória. Da mesma forma, é importante estar ciente dos fatores que podem complicar sua saúde sexual. Não deixe que o constrangimento impeça você de levantar preocupações ou fazer perguntas ao seu médico.

Envelhecimento e saúde sexual das mulheres

À medida que as mulheres se aproximam da menopausa, seus níveis de estrogênio diminuem, o que pode levar à secura vaginal e à excitação sexual mais lenta. Mudanças emocionais podem aumentar os sentimentos de estresse, o que também pode mudar o interesse pelo sexo.

Enquanto algumas mulheres podem gostar mais de sexo sem se preocupar com a gravidez, mudanças naturais na forma e no tamanho do corpo podem fazer com que outras pessoas se sintam menos desejáveis ​​sexualmente.

Entendendo a resposta sexual feminina

As respostas sexuais, embora aqui sejam descritas como partes separadas do ciclo de resposta sexual, estão intimamente relacionadas. O ciclo de resposta sexual de cada mulher é único, e os estágios do ciclo nem sempre ocorrem em uma ordem específica. Muitas mulheres experimentam o ciclo de resposta sexual de maneira diferente em diferentes períodos do mês e durante diferentes estágios da vida.

Esse ciclo de resposta combina mente, corpo e relacionamento. O ciclo pode ser facilmente interrompido, principalmente por dores físicas.

O ciclo de resposta sexual inclui:

- Intimidade emocional: um sentimento de proximidade e experiências compartilhadas entre as pessoas.

- Estímulos sexuais: qualquer coisa que incentive a excitação sexual, como conversa, música, leitura ou visualização de material erótico, toque ou outra estimulação física direta.

- Excitação sexual: alterações fisiológicas que ocorrem em resposta à estimulação, que podem ser percebidas como sentimentos agradáveis ​​na mente ou nos tecidos genitais.

- Desejo sexual: querer uma conexão sexual.

- Satisfação física e emocional: sensação de conexão física e emocional.

Outras Notícias