Notícias

Notícias

Novembro Roxo - Prematuridade

Novembro Roxo

A principal campanha global de conscientização para a causa da prematuridade acontece todo novembro, mês internacional de sensibilização para a causa, e concentra ações principalmente no dia 17, estabelecido como o Dia Mundial da Prematuridade (World Prematurity Day).

O objetivo dessa iniciativa é alertar sobre o crescente número de partos prematuros, debater como preveni-los e sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

Um parto é considerado prematuro quando ocorre mais de três semanas antes da data prevista do bebê, antes do início da 37ª semana de gravidez.

Bebês prematuros, especialmente aqueles nascidos muito cedo, costumam ter problemas médicos complicados. Normalmente, as complicações da prematuridade variam, mas o futuro é muito mais promissor do que o risco de complicações graças aos avanços da medicina durante a gestação e no período pós-parto.

Dependendo de quão cedo um bebê nasce, ele ou ela pode ser considerado:

  • Pré-termo tardio, nascido entre 34 e 36 semanas completas de gravidez
  • Moderadamente prematuro, nascido entre 32 e 34 semanas de gravidez
  • Muito prematuro, nascido com 32 semanas de gravidez
  • Extremamente prematuro, nascido antes das 25 semanas de gravidez

Um bebê prematuro passará por um período maior de internação, em um berçário de cuidados intermediários ou em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Médicos e uma equipe especializada com treinamento em cuidados infantis estarão disponíveis para total suporte.

Outras Notícias