Notícias

Notícias

Por que meus sintomas de asma parecem piorar durante meu período menstrual?

Pouco antes e durante o período menstrual, os níveis de progesterona e estrogênio diminuem. Em algumas mulheres, essas alterações hormonais podem piorar a asma. A relação entre hormônios e asma é complexa, varia de pessoa para pessoa e não é totalmente compreendida.

Outras mudanças na vida da mulher, além do ciclo menstrual, podem causar mudanças nos níveis hormonais que podem piorar ou melhorar os sintomas da asma. Esses incluem:

Ciclos menstruais irregulares.

Os sintomas da asma em mulheres com períodos irregulares podem ser piores do que em mulheres que têm ciclos menstruais regulares.

Gravidez.

A gravidez pode aumentar o risco de ter um ataque de asma grave. Para algumas mulheres, no entanto, alterações hormonais durante a gravidez podem realmente melhorar os sintomas da asma.

Menopausa.

Diminuir os níveis de hormônios associados à menopausa pode piorar os sintomas da asma ou fazer com que algumas mulheres desenvolvam asma.

Terapia de reposição hormonal.

A reposição hormonal com estrogênio ou progesterona pode melhorar os sintomas da asma em algumas mulheres que passaram pela menopausa. No entanto, os resultados do estudo são conflitantes e a reposição hormonal parece aumentar o risco de sintomas de asma em certas mulheres.

Outras Notícias