Obstetrícia

Obstetrícia

Exames

O chamado Pré Natal é a assistência na área da Obstetrícia e da saúde em geral prestada à gestante durante os nove meses de gravidez, visando evitar problemas para a mãe e a criança nesse período e no momento do parto. Durante esse acompanhamento são realizadas consultas periódicas e diversos exames que têm a finalidade de diagnosticar, intervir e tratar vários problemas que possam acometer a mãe e o feto, visando uma evoluação satisfatória e um nascimento saudável.

ultrassonografia é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.Este exame permite também, através do efeito doppler, conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, barato e ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa. Na gestação costumam ser feitas várias ultrassonografias: logo no início, até a 8ª semana, para garantir a evolução da gestação, afastar gravidez nas trompas (prenhez ectópica); entre a 11ª e 13ª semana para avaliar os primeiros sinais que pudessem indicar cromossomopatias fetais (medida da translucência nucal, osso nasal e ducto venoso); na 20ª semana para avaliar todas as estruturas fetais e sua adequada formação (USG morfológico fetal) e a partir da 28ª semana, com periodicidade variável, para acompanhar o crescimento fetal, líquido amniótico e funcionamento da placenta.

amniocentese é um método de diagnóstico pré natal que consiste na aspiração transabdominal de uma pequena quantidade de fluido da bolsa amniótica que envolve o feto. É tipicamente aconselhada aos pais perante a probabilidade de problemas genéticos durante a gravidez, principlamente se o ultrassom morfológico inicial tiver apresentado alterações.

Este exame é, sobretudo, utilizado para avaliação citogenética, permitindo detectar a existência de Trissomia 21 (principal responsável pelo Síndorme de Down) e do sexo fetal, importante para previsões sobre patologias ligadas ao sexo, como aHemofilia.